Aproximação é realizada por meio do Seminário Virtual de Negócios que, além de promover negócios, busca valorizar a produção capixaba e o relacionamento entre pequenas e grandes empresas locais

O Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado do Espírito Santo (Sindiplast-ES) e o Sindicato da Indústria de Produtos Químicos do Espírito Santo (Sindiquímicos) realizaram na última semana, dia 30 de julho, mais uma edição do Seminário Virtual de Negócios. O segundo evento, que reuniu cerca de 180 participantes, entre empresários, gestores e fornecedores para ampliar o relacionamento e os negócios entre as empresas capixabas, aconteceu por meio da plataforma Microsoft Teams, tendo como compradoras as empresas Vale, Supermercados Carone e Imetame.

Como ofertantes, participaram empresas fornecedoras associadas aos setores de Plásticos e Embalagens, Químico, Confecção e Vestuário, Construção Civil, e Alimentos e Bebidas. “Mais do que promover negócios, queremos aprimorar o relacionamento das pequenas e médias empresas, que são a maioria no Espírito Santo, com os grandes grupos e organizações que operam no Estado”, afirma o presidente do Sindiplast-ES, Jackley Maifredo.

Segundo ele, ainda há um desconhecimento por parte das grandes empresas em relação à qualidade competitiva e à diversidade disponível entre os produtos oferecidos pelas pequenas e médias empresas. Isso faz com que, muitas vezes, negociações que poderiam ocorrer dentro do próprio Estado acabem sendo realizadas com empresas de fora do Espírito Santo.

“Esses encontros possibilitam que intensifiquemos o nosso relacionamento, conheçamos mais a fundo as necessidades do mercado e tenhamos a oportunidade de aprimorar a forma como nos comunicamos e apresentamos nossos produtos aos clientes, especialmente às grandes empresas. A referência dessas organizações nos leva à reflexão e nos inspira na melhoria de processos, gestão e desenvolvimento de novas soluções em produtos”, completa.

Participante do 2º Encontro Virtual de Negócios, a recém-empossada presidente da Findes, Cristhine Samorini, ressaltou a importância da integração de interesses estratégicos do setor produtivo. “O Sistema Findes tem se preocupado em oferecer uma variedade de serviços que promovam o aumento da competitividade das indústrias. Esta é uma agenda que vamos intensificar. Hoje, a Indústria do Plástico e a Indústria de Químicos do Espírito Santo se unem para promover novas oportunidades de negócios entre as empresas locais. Isso é fantástico. Que a gente consiga consolidar cada vez mais esse ambiente no Espírito Santo”.

Para o presidente do Sindiplast-ES, Jackley Maifredo, como representante do setor de Transformados Plásticos, o Sindiplast-ES tem buscado identificar  oportunidades de negócios, promover o conhecimento e estimular a capacitação gerencial, tecnológica e a competitividade das empresas associadas. “O fomento das negociações locais e a valorização dos produtos capixabas estão entre as principais demandas dos nossos associados. Por meio dessa parceria com o Sindiquímicos, promoção do Fórum +Negócios e apoio da Findes e da Acaps, temos buscado evoluir no atendimento a esta demanda”, finaliza.

Empresários aprovam a relevância do evento

O relatório de avaliação da primeira edição do Seminário Virtual de Negócios, realizado no dia 15 de julho, com as empresas ArcelorMittal, o Extrabom Supermercados e a FortLev como compradoras mostrou um índice de aprovação de 93% dos participantes para itens como Relevância do Evento, Conteúdo das Apresentações e Organização, além da avaliação geral de 91% do evento.

Os participantes ainda destacaram na pesquisa a importância da continuidade desses encontros, por meio do contato com as lideranças sindicais. Já os compradores frisaram a importância de as empresas ofertantes manterem seus sites com uma boa apresentação dos produtos, pois, especialmente neste período de pandemia, muitas pesquisas para compras são realizadas pelo próprio ambiente virtual.

A Lux Caixas, do empresário José Toso Maciel, esteve nas duas edições do evento. Fabricante de contentores plásticos, tem como principais clientes supermercados e produtores hortifrutigranjeiros, e enxerga o seminário como uma oportunidade para ganhar ainda mais mercado. “Agora em agosto completamos cinco anos de existência. Estamos nos preparando para adquirir uma nova máquina para injetar caixas. Esse é o nosso objetivo. Com essa aquisição, teremos condições de atender às necessidades dos clientes, dobrando a nossa produção para 80 mil caixas por mês”, afirma.

Mais informações para a imprensa:
Contatus Comunicação – Rita Diascanio – (27) 9 9255-3455
Superintendente do Sindiplast-ES – Gilmar Nogueira – (27) 3334-5922 / (27) 99525-0512