Por Rafaela Andrade

Mais dos que nunca é hora de investir no online. Primeiro com o isolamento social e depois o distanciamento social, o comércio eletrônico tá bombando e é o caminho da hora para acelerar os resultados digitais e principalmente, não ficar para trás. Porém ter um e-commerce no ar não basta, é preciso ter tráfego, levar as pessoas até lá. Sem  tráfego é como ter uma loja de portas fechadas.

Mas afinal o que é tráfego?! Tráfego é ação estratégica de levar as pessoas até seu e-commerce, a partir de outros canais como redes sociais e Google. Para um bom resultado é preciso investir em estratégias de tráfego, já que quanto mais pessoas visitarem e navegarem no seu e-commerce, maior será a chance de fazer negócios e fechar vendas.

Só para deixar claro, o termo e-commerce ou comércio eletrônico, trata das vendas feitas pela internet, sendo mais específico, por uma plataforma virtual. Aumentar este fluxo não é tarefa simples e a ajudinha de um profissional ou empresa dedicada na área é essencial.

As pessoas perderam o medo de comprar pela internet na pandemia: não teve jeito, quem ainda não tinha aprendido já se rendeu! Alguns negócios e segmentos se voltaram totalmente para a Web, outros estão em franco crescimento e se seu negócio não se atualizar para essa realidade estará no limbo muito em breve.  Os consumidores estão cada vez mais exigentes e querem oportunidade de compra pelo máximo de canais possíveis.

Segundo a Nielsen –  reconhecida mundialmente no trabalho de pesquisa de mercado em mais de 100 países – a quantidade de consumidores comprando pela primeira vez pelos meios digitais cresceu 45% nos últimos meses. Além disso, no Brasil, o Comércio Eletrônico em comparação ao mesmo período de 2019, teve a variação superior a 57% na média diária de vendas, de acordo a Receita Federal, com os dados coletados até 30 de setembro de 2020.

Então vamos lá, 7 dicas básicas para você que já tem sua loja virtual no ar potencializar seu tráfego!

#1 Invista no SEO:  Necessárias as otimizações que levem sua página ao topo dos resultados do Google, ser indexado pelos mecanismos de busca para que possa ser encontrado pelo usuário. Daí vai o uso das melhores palavras-chaves para o seu nicho; dos headers (cabeçalho do site, primeira coisa que alguém vê ao acessar a sua página), o uso de um mapa do site, trabalhar URLs amigáveis, títulos potentes, palavras-chave precisas.

#2 Dedique tempo ao blog: Crie conteúdos de importância para seu público, autoridade no assunto também, publique textos como orientações de como resolver os problemas dos clientes, abuse de links internos e diversifique nos formatos, como texto, imagem, áudio, vídeo. É preciso criar uma experiência com o cliente.

#3 Descreva detalhadamente produtos: com mais informações, o consumidor pode achar o que deseja, melhora a posição da loja virtual nos sites de aumente e , assim, claro a chance de vender mais.

#4 Marque presença nas redes sociais: Estar presente com conteúdo para interagir com os clientes nas principais redes sociais, já há algum tempo, se tornou não somente um dever para as vendas, mas, crucial. A chance de aumentar a taxa de conversão também é muito grande, devido as avaliações.

#5 Aposte nos e-mails marketing: Atraia o público com ofertas e promoções vantajosas, direcione para os seus leads –  as pessoas certas – faça uma lista qualificada. E pense: Como posso atender melhor o meu cliente?

#6 Invista em mídia paga: É possível lançar mão do Facebook Ads, Instagram Ads ou Google AdWords, esses são alguns dos principais. Mas, para isso, é preciso entender bem qual o perfil do público para direcionar os anúncios aos consumidores certos, escolher as melhores plataformas e não jogar dinheiro fora.

#7 Coloque nomes nas imagens: Devem ter uma legenda, informações. Muitos consumidores fazem pesquisas por imagens e a chance de aparecer com mais destaque nos sites de busca é grande se forem identificadas.

Pronto então para aumentar o tráfego de seu e-commerce e conseguir melhores resultados? Estão lembrados da Black Friday 2020? Já está aí… e depois tem e as festas de Natal, Ano Novo e o aguardado 13.º salário….  Planeje, execute, coloque em prática e siga em frente!

Rafaela Andrade  é mestre em Comunicação e diretora-executiva da Ágora Marketing Digital e Performance.