Confiança, certeza, firmeza, crédito, segurança. Todas essas palavras são sinônimas da palavra fé, que é algo que muitos empresários têm buscado nos últimos meses. Fé em sua crença religiosa, fé no futuro, fé nas pessoas, fé na família etc. Mas vamos conversar a respeito de um tipo de fé: A fé em si mesmo ou se preferir, a crença inabalável de que você é capaz de fazer qualquer coisa.

Leia porque você deve pensar a respeito disso

Quantas vezes você tem sido confrontado a respeito de suas decisões, especialmente, nos últimos meses? Esse confronto pode ter vindo de funcionários, parceiros, parentes e inclusive de você mesmo. Perguntas como: Você tem certeza de que esse é o melhor caminho? Não seria melhor ouvir outras opiniões? Não deu certo até agora, você realmente pensa que dará?

Às vezes temos uma ideia e a certeza de que funciona, porém não sabemos de onde ela vem. Então buscamos outras opiniões para estruturar melhor, angariar adeptos e buscar motivação para seguir adiante e muitas vezes por não ter a certeza de que é capaz de algo de tal proporção, nos contentamos com a rotina do dia a dia. E quantas inovações e sonhos ficam na gaveta…

Convido você nesse momento a olhar para sua história pessoal. Lembre-se de alguma vez que queria muito algo e outras pessoas foram contra ou disseram que você não conseguiria. Pode ser uma aprovação de um projeto, ou quem sabe uma reunião complexa, um reajuste de preço com um cliente complicado, talvez uma venda muito difícil, um financiamento. Pode ser também algo na área pessoal, uma aprovação do cônjuge, até mesmo a conquista do relacionamento, um pedido de perdão.

Se você se lembrou de pelo menos um evento, agora te convido a pensar no que fez você enfrentar a todos e obter sucesso na sua investida. O sentimento que motivou você a conseguir foi a certeza de que daria certo e que, naquele momento, sua felicidade, sua vida ou o futuro de seu negócio dependia disso. Então você foi lá e fez. Isso é a fé inabalável em si mesmo.

A história apresenta muitos líderes que utilizando a fé inabalável em suas crenças, mudaram a história do planeta, muitos para o bem, alguns para o mal. Seguem alguns exemplos de empreendedores que começaram do zero, tiveram momentos de altos e baixos, mas venceram com suas empresas bem sucedidas e uma boa história para contar: Alberto Saraiva, Bill Hewlett e Dave Packard (HP), Henry Ford (Ford), Howard Schultz (Starbucks), Jan Koum (WhatsApp), J. K. Rowling (Harry Potter), José Janguiê Bezerra Diniz (SER Educacional), Larry Ellison (Oracle), Ralph Lauren, Steve Jobs (Apple), Eloi D’Avila (FlyTour), Flávio Augusto (Wise Up), Geraldo Rufino (JR Diesel), Luiza Trajano (Magazine Luiza), Sílvio Santos (SBT), Samuel Klein (Casas Bahia), Leila Velez e Zica Assis (Beleza Natural), Sônia Hess (Dudalina), Alcione Albanesi (FLC), Janete Vaz e Sandra Costa (Laboratório Sabin)

Se essa lista impressionou você, tem muito mais empresários e empresárias que em momentos desafiadores, confiaram em si, em sua história pessoal, e deram os passos firmes necessários para uma grande retomada, seja na vida pessoal ou em seus negócios, afinal, quem lidera o líder?

Claro que vou deixar algumas dicas de como fortalecer a fé em si mesmo em alguns passos.

  1. Busque claramente sua história de realização pessoal. Por mais simples que seja o fato, encontre e tenha escrito os momentos em que você confiou na sua capacidade de realizar algo.
  2. Inspire-se com a história de quem fez e faz as coisas acontecerem.
  3. Escreva um objetivo para um ano, e metas curtas (diárias, semanais e mensais). Metas conquistadas nos fazem gerar hormônios de bem-estar e a sensação de conquista.
  4. Aconselhe-se com que faz as coisas acontecerem, outros empresários que estão mudando sua própria realidade. Se precisar, leia meu artigo anterior e busque sua bolha!

Por Juliana Costa, engenheira de produção, especialista em gerenciamento de projetos, administração estratégica e também em marketing