Somos uma Associação Social sem fins lucrativos que capacita e insere jovens no mercado do trabalho. Também desenvolvemos a cidadania, promovendo a transformação Social contínua nas comunidades onde atuamos.

O Instituto Formar é uma instituição que nasceu para que o estudante tenha ainda mais oportunidade de crescimento profissional através da educação; somos o agente facilitador que disponibiliza, em parceria com empresas privadas e públicas, oportunidades no mercado de trabalho. Aqui desenvolvemos ações sociais, incentivo a carreira, qualificação de jovens e acompanhamento familiar.

O Programa de Aprendizagem e Estágio prepara o jovem para fazer uma transição saudável do mundo escolar para o mundo do trabalho; Além de aliar o conhecimento teórico (sala de aula) à prática nas empresas, utilizamos um acompanhamento do perfil de todos os estudantes, a fim de encaminhá-lo para a vaga mais adequada. Promovemos uma reflexão sobre o valor do trabalho para a vida e para a realização dos sonhos.

Para participar dos projetos o jovem precisa ter mais de 14 anos, frequentar a escola ou ter concluído o ensino médio. A escola tem papel fundamental em toda contextualização dos nossos projetos e é nossa maior aliada. Através dela o estudante tem a oportunidade de ingresso em uma das vagas.

Buscamos incentivar e apoiar jovens e adultos (estudantes) para que ao término do Programa de Aprendizagem ou estágio, eles possam ser efetivados como profissionais das empresas que os formou. Aqueles que não são efetivados, continuamos encaminhando para novas oportunidades no mercado de trabalho em outras empresas parceiras.

O programa de estágio dá ao empresário a melhor opção para investir em talentos que serão futuros profissionais, o objetivo é ensinar e acompanhar estudantes em ambientes laborais que darão realidade às teorias vistas na escola, qualificando em áreas com qualquer dificuldade de encontrar mão de obra.

O incentivo da lei 11.788/08 que retira a carga tributária, torna este projeto altamente atrativo e muito procurado pela classe empresarial, pois durante o período de aperfeiçoamento das práticas de estágio a empresa tem isenção total de tributos e o contrato pode durar por um período de até 24 meses.

Na aprendizagem o acompanhamento sócio familiar, acontece com uma equipe de educadores, psicólogas e tutores, todos trabalhando juntos com os gestores da empresa, com isso é possível otimizar e obter resultados de desenvolvimento expressivos dos jovens contratados no programa. As empresas que contratam, conseguem desenvolver novos profissionais ao mesmo tempo em que transformam a vida deles e suas famílias por meio da geração de trabalho e renda.

“O Instituto formar vai além de uma empresa que insere o jovem no mercado de trabalho.

Diretoras: Mara Soares e Djully Rocha
Aqui, nossa equipe trata o indivíduo como todo, preparamos não só o profissional, mas sim um cidadão de bem; fortalecemos sonhos, cuidamos do emocional e desenvolvemos junto a eles perspectivas de futuro através de suas próprias realizações. ”