Por Raphael Oliveira
#2021 chegou! O tenebroso ano de 2020 se foi e as expectativas para este ano são mais animadoras, mesmo diante de nova variante e aumento do número de casos da covid-19. Que possamos usar toda a superação que tivemos e todos os aprendizados para seguir com determinação e prosperidade!! E o momento de planejar e gerir o negócio é agora! já! para que tenhamos menos percalços pelo caminho.
Ainda que 2021 traga esperanças, principalmente com a possível chegada da vacina de covid-19 no Brasil, os empresários precisam se preparar para perrengues pelos próximos 12 meses. E mais do que nunca, é preciso aprender com as consequências do tombo geral das empresas sofrido em 2020.
Os dados do Sebrae comprovam: pequenas empresas brasileiras faturaram 36% menos do que no mesmo período de 2019 e 13% disseram ainda sofrer com as normas de segurança que impedem o atendimento em 100% da capacidade dentro de seus estabelecimentos. Entre as áreas mais promissoras indicadas pelos especialistas estão o mercado pet, alimentação e vida saudável, consultoria e treinamento online, apps e novas tecnologias e produtos artesanais.
Mas, para todos é preciso a gestão estratégica, aquele conjunto de práticas e objetivos definidos, levando em consideração os ambientes interno e externo da companhia. Além de determinar os principais objetivos de uma organização, em determinado período de tempo, definir os objetivos a serem alcançados e alocação de recursos para que as metas se concretizem. Benefícios disso? Vários!
Avaliar a maturidade de gestão da empresa, qual nível ela se encontra e determinar práticas para evoluir, como potencializar a produtividade dos processos e reduzir custos, incorporar novas técnicas no cotidiano, de forma questionadora e ousada, refletir e acompanhar o desempenho da equipe, contribuir para fidelizar e prospectar clientes e localizar novos fornecedores.
Quer dicas? Vamos para algumas deste 2021 desafiador e esperançoso: