“Não há nada tão inútil quanto fazer com grande eficiência algo que não deveria ser feito” Peter Drucker

Nada como buscar os clássicos da administração para comparar se estamos querendo inventar o que não precisamos. Quantos planos naufragaram após a pandemia? Se é que você tinha planos realmente. Digo isso pois muitos empresários têm algum desejo de conquistas no início do ano, mas o ano passa e os planos vão ficando esquecidos.

Há um percentual muito pequeno de pessoas que escrevem seus planos e metas anuais, por outro lado, há empresas que têm uma cultura anual de fazer alinhamentos e traçar algumas metas. O que me deixa muito preocupada e desconfortável é que em rápidas buscas na internet encontramos dados do Sebrae e outras fontes que mostram o baixo percentual de execução de seus planejamentos anuais, em torno de 44%.

Acontece que o empresário passa tanto tempo resolvendo o dia a dia, que só olha para a estratégia no final do ano. Acontece isso com você? Quanto tempo do seu dia você investe na estratégia de médio e longo prazo de sua empresa?

Hoje as empresas estão tomando medidas de contingência para sobreviver, outras, surfaram uma onda forte e puderam crescer. Eu acredito em duas coisas: A primeira é que, se sua empresa está lutando pela sobrevivência, é hora de pensar em um futuro diferente e fazer planos. Já se sua empresa está no segundo caso, também é hora de pensar no futuro e planejar.

Agora, quero manifestar um ponto de vista sobre o futuro. Ao planejar, não pense no que “dá pra fazer”, planeje o GRANDE SONHO, o que você vai se orgulhar por ter feito. Quando existe um desejo forte de realizar algo que seja bom para a sociedade e justo para o empreendedor, as relações vão ocorrendo e a visão de futuro fica cada vez mais clara. Ao planejar, sonhe alto e leve sua equipe consigo pois ninguém faz grandes coisas sozinho.

Escreva com muita clareza e muita precisão o que deseja, carregue o tempo todo com você, assim estará em contato com sua visão 24 horas por dia. Relembre com sua equipe todos os dias e, principalmente, acredite que você é capaz de conduzir sua empresa nesse processo, com a sua equipe.

Napoleon Hill diz que quando temos um desejo ardente, parece que temos poderes sobrenaturais para fazê-lo acontecer. Nesse contexto, a pandemia só reduziu o tempo que terá para atingir seu objetivo, mas você atingirá se acreditar que pode e tomar as providências para isso. Afinal, liderar é tomar providências para que os sonhos aconteçam e transformem a realidade.

Juliana Costa, engenheira de produção, especialista em gerenciamento de projetos, administração estratégica e também em marketing.