Por Raphael Oliveira

Sua empresa cresce e precisa de uma ajudinha extra para dar conta das novas demandas? Uma boa opção pode ser a contratação de estagiários, que podem colaborar muito, desde a adequação com mais naturalidade ao padrão da empresa, interagindo com a cultura organizacional, até o baixo custo da contratação. E ainda, a empresa pode contribuir para a formação de um profissional de sucesso no futuro e descobrir um novo talento.

Inclusive, com a abertura gradual e responsável das atividades, levando-se em conta todos os protocolos de segurança para comerciantes e consumidores, empresas e organizações de encaminhamento de estágio estão animadas, principalmente para os jovens, maiores de 18 anos, notadamente, na área comercial e administrativa.

Empresário, vamos então para as vantagens em se contratar um estagiário?

– Pode ser possível reduzir custos para a empresa.

Menos burocracia e isenção de encargos. Muito interessante principalmente para as pequenas e médias empresas, que investem em médio e longo prazo em suas equipes.

–  Chance de contratação Segura

A contratação de estagiários é regulamentada pela Lei 11.788/2008, assim, para contratar é preciso que esteja regularmente matriculado em uma instituição de ensino e, obrigatoriamente, produzindo relatórios de desempenho.

– Oportunidade de Profissional Proativo

Estagiário almeja novas experiências para o currículo, ganhar novas habilidades, ampliar oportunidades de contratação – inclusive, dentro da própria empresa que está. Isso leva a uma posição de ajudar a prosperar o negócio, cumprir o que foi pedido.

– Formar e captar o talento

O estagiário é um talento a ser desenvolvido e lapidado, que ainda não tem vícios profissionais e tem flexibilidade para aprender e atender as necessidades e características da cultura organizacional da empresa.

 Oportunidade de Inovação

Podem levar o conhecimento acerca de novas tecnologias, métodos e processos para o negócio, que absorveu fresquinho na faculdade, curso técnico, estudos pessoais e pesquisa em perfis e blogs na web.

–  Visibilidade no mercado

Quem contrata estagiários fica bem visto pelo mercado. Isso porque a abertura de oportunidades para a formação prática de futuros profissionais é algo que beneficia a sociedade como um todo.

É isso empresário. Aconselho contratar estagiários em diferentes setores da sua empresa, identificando talentos. A presença do estagiário pode contribuir bastante nas demandas diárias. Por fim é o ganha-ganha, empresa que contrata estagiários ganha admiração dos seus clientes e o contratado pode desenvolver seu talento!

Vamos falar mais a respeito? Então, chame-nos aqui. Podemos ajudar.

Raphael Oliveira é consultor de gestão, formado em Administração de Empresas e Sistemas de Informações pela UEM – Universidade Estadual de Maringá/PR. MBA em Gestão de Projetos; e Finanças pela FGV/SP. É diretor da Northcomm Consultoria em Gestão Estratégica e membro do Conselho Gestor do SindiplastES – Sindicato das Indústrias Plásticas do Espírito Santo.