Inscrições abertas para programa dedicado a levar educação política a todo o Brasil

Programa Embaixadores Politize! oferece treinamento gratuito a pessoas que querem participar da política das mais diversas maneiras

Promovido pelo Politize!, organização da sociedade civil dedicada à promoção da educação política, o programa Embaixadores Politize! busca cidadãos com vontade de solucionar os problemas do Brasil para treiná-los a atuar de maneira pública e plural como agentes da transformação em suas comunidades – oferecendo base teórica e ferramentas práticas.

Destinada a pessoas de todas as idades, mas acima de tudo aos jovens, a iniciativa tem como objetivo democratizar o acesso ao conhecimento político e formar novas lideranças cidadãs. As inscrições para as formações de 2021 estarão abertas pelo site do Politize! até o dia 28 de março.

“Quando falamos em desenvolver lideranças não estamos nos restringindo àquelas pessoas que pretendem seguir carreira política, eleitoral, mas a todas que desejam ter uma atuação pública, seja ela qual for, para fazer de suas comunidades, e, por que não, do Brasil um lugar mais justo e democrático”, explica Gabriel Marmentini, Diretor Executivo do Politize!.

Desde 2018, mais de 75 mil pessoas participaram das oficinas e atividades gratuitas promovidas pelo programa. Foram 865 Embaixadores formados em 237 cidades de 26 unidades federativas do país. A partir de 2020, para tornar seu impacto mais efetivo, escalável e sistêmico, o programa Embaixadores Politize! entrou em uma nova fase. Para isso, foi dividido em três camadas: Multiplicadores, Embaixadas e Líderes.

Os Multiplicadores são pessoas em formação, processo que pode acontecer tanto on-line, a partir de um treinamento com cerca de sete horas de conteúdo em vídeo relacionado a questões essenciais à democracia, como políticas públicas e participação popular (além de webinários e mentorias para estimular a troca de experiências), quanto presencialmente, nas Embaixadas. Eles serão os responsáveis por propagar conhecimentos e atividades sobre educação política em suas comunidades – dentro de escolas, igrejas, associações de moradores ou mesmo em casa.

Dessa jornada também vão emergir os futuros Embaixadores, lideranças em potencial que, após mais uma etapa formativa, serão convidados a fundar ou participar de espaços de aprendizagem e impacto em suas cidades – as Embaixadas Politize! – e também a treinar os próximos Multiplicadores. Peça central do programa, a camada Embaixadas, ao mesmo tempo que fornece aos participantes os subsídios para a formação completa das lideranças cidadãs, atua diretamente em prol da comunidade em que está inserida, de forma vinculada aos municípios.

“Queremos que as Embaixadas estejam cada vez mais na linha de frente no que se refere a perceber os problemas de sua região e propor políticas públicas que possam melhorar essa situação. O programa Embaixadores Politize!, com isso, vai além da formação e do campo do conhecimento, se inserindo diretamente na prática da cidadania por meio de proposições de soluções efetivas para políticas públicas”, afirma Gabriel. Hoje o programa conta com Embaixadas em mais de 60 municípios, mais do que o dobro do número de 2020.

Por fim, o nível Líderes foi instituído como uma etapa contínua para consolidar, manter, atualizar e ampliar o processo de conexão e inserção no meio público dos participantes formados pelo programa.

As inscrições para o programa Embaixadores Politize! são realizadas anualmente e o programa dura de abril a outubro.

Sobre o Politize!

O Politize! é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos (OSC) com a missão deformar uma geração de cidadãos conscientes e comprometidos com a democracia, levando educação política a qualquer pessoa, em qualquer lugar. Atua dentro e fora da internet, sempre com muito respeito pela pluralidade de ideias, crenças e posições, por meio da produção de conteúdo e campanhas de comunicação, levando conteúdos de cidadania para as escolas públicas do país e formando lideranças cidadãs.

Fonte: Pensata Comunicação